Tomada de Decisão Baseada em Dados: Como Aumentar a Eficiência nas Contratações

O artigo descreverá os dashboards desenvolvidos, as possibilidades de integração das bases de conhecimento nas áreas de Inteligência de Negócios do Metrô, utilizando os dados disponíveis nos sistemas de informação, contratos, documentos e controles das áreas responsáveis pelos processos. Tal integração será propiciada, com uma interface visual amigável, navegável dinamicamente e com alto grau de mobilidade. Os painéis permitirão o monitoramento e controle preditivo dos eventos correlacionados e a visão global das aquisições. Além disto, dados serão correlacionados, com tais informações criando ligações entre unidades, formando uma base de conhecimento que agrega valor e potencial de interpretação para o processo decisório. 
Serão estabelecidas métricas para tomada de decisão, utilizando indicadores importantes de complexidade, custo, prazo, nível de risco e posicionamento estratégico. 
Um estudo de caso será descrito, demonstrando que a aplicação destas ferramentas e metodologia possibilitaram analisar a causa raiz dos insucessos nos pregões, aumentando a eficiência de 45,5% em janeiro de 2019 para 79,4% em dezembro de 2019, ou seja, um ganho de 74%. Esse ganho implicou em menos retrabalho para todo o processo de contratação do Metrô de São Paulo e maior disponibilidade de materiais estratégicos e críticos no estoque da empresa. O aumento na eficiência, possibilitou ainda maior assertividade na previsão orçamentária dos gastos públicos, resultando em um incremento de 39% de eficiência em relação ao ano anterior. Os números foram positivos também, com a economia de 32,1% resultante do sucesso nos pregões, o que representa aproximadamente R$15 milhões, somente no segundo semestre de 2019, que retornaram ao orçamento da empresa para aquisição de outros materiais e/ou serviços. Outra oportunidade identificada foi relacionada aos leilões de materiais inservíveis, que em razão da baixa movimentação mapeada pela análise de dados, resultaram em uma receita não acessória de R$3 milhões em 2019.
Finalmente serão descritas ainda, oportunidades de melhorias no gerenciamento de suprimentos e os possíveis trabalhos futuros resultantes do Artigo Técnico.

Palestrante

Leandro Kojima

Chefe de Departamento

Mestre em Sistemas Eletrônicos pela Universidade de São Paulo
MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV e Engenheiro Eletricista pela PUC/SP
18 anos no Metrô de São Paulo, atualmente como Chefe de Depto. Suprimentos de Materiais.

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