Sistema iLOC - Localização de Trens por Análise de Imagens

Com o surgimento de novas tecnologias e sua popularização, os serviços de transporte público passaram a fazer mais do que simplesmente transportar passageiros. Atualmente, o passageiro planeja sua rota tendo em vista as informações que possui dos sistemas de transporte que pretende utilizar, com as ferramentas que estão à sua disposição. Sistemas de ônibus e de transporte por aplicativo já utilizam e disponibilizam a localização de seus veículos em tempo real, e é uma informação relevante para o passageiro.

Ao mesmo tempo, para diversas atividades dentro da CPTM, é necessário saber a localização de determinado trem. A única ferramenta disponível para esse fim atualmente é a dos painéis sinóticos. Tal ferramenta, embora seja bastante adequada para o fim ao qual se propõe, isto é, a gestão e controle de circulação de trens dentro do Centro de Controle Operacional, possui algumas limitações, entre elas a dificuldade de se integrar aos demais sistemas de gestão da empresa. Os dados em tempo real são disponibilizados como imagens, ou seja, sem qualquer informação semântica, apenas visual para acompanhamento. Já os dados semânticos/interpretados possuem defasagem tal que não servem para aplicações em tempo real. A médio e longo prazo, será implantado GPS nos trens, porém já havia uma demanda existente para a disponibilização desses dados no curto prazo, então se fazia necessário o desenvolvimento de uma solução que mitigasse essa demanda.

Com o objetivo de tornar essas informações acessíveis através de uma plataforma de dados e atender à urgência da demanda de sua disponibilização, foram realizados estudos de análise das imagens dos painéis sinóticos para interpretá-las e reconstruir os dados que as geram. Dessa forma, não haveria nenhuma modificação quanto à segurança dos dados e dos sistemas de controle, que necessitam de isolamento o máximo possível de outros sistemas e redes de dados. Além disso, há sistemas de sinalização desenvolvidos por diferentes fornecedores, o que demandaria diversas frentes de desenvolvimento, caso fosse adotada outra solução. Os estudos de análise de imagens mostraram-se promissores, e após o desenvolvimento de um protótipo, foi iniciado o desenvolvimento do Sistema iLOC, que alimenta a plataforma de dados de localização de trens em tempo real.

O sistema foi construído com componentes open-source. Para processamento de imagens, foi utilizado o componente OpenCV. Para reconhecimento de texto, foi utilizado o componente Tesseract. Ambas as ferramentas são amplamente utilizadas e desenvolvidas pela comunidade de desenvolvimento de software, tendo também uma grande participação do meio acadêmico em seu aprimoramento. Por serem open-source, foi eliminada a necessidade de aquisição de licenças, fazendo com que o custo do desenvolvimento se limitasse ao esforço homem-hora dos empregados envolvidos. Sendo assim, foi atingido um alto grau de eficiência e maturidade, e a plataforma é unificada entre os diferentes fornecedores, podendo ser facilmente adaptada a qualquer sistema de sinalização que vier a ser implantado futuramente. Tudo isso apenas utilizando-se recursos de TI e de homem-hora da própria empresa, sem a necessidade de contratações e envolvimento de empresas terceirizadas.

Palestrante

Tiago Costa

Analista de Tecnologia da Informação

Nome: Tiago Costa
Profissão: Analista de Tecnologia da Informação
Formação: Ciência da Computação – Universidade Estadual Paulista – UNESP
Empresa atual: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

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