Redução de Descarrilamentos Ferroviários pelo Gerenciamento do Atrito - Avaliação de resultados reais

A eficiência do gerenciamento do atrito no contato roda-trilho é conhecida por todas as ferrovias. Os benefícios vão muito além da redução de consumo de trilhos ou rodas, como também em diversos resultados intangíveis promovendo o aumento da segurança ferroviária. No caso da segurança ferroviária, em específico na ocorrência de descarrilamentos, esta análise torna-se mais difícil devido ao grande número de variáveis envolvidas.
Para melhor identificação deste resultado, uma ferrovia heavy haul iniciou a instalação de equipamentos de gerenciamento de atrito em um corredor com elevadas taxas de descarrilamentos com diferentes tipos de causas. Após dois anos de observação e uma série de análises, foi possível quantificar a redução de acidentes gerada pela implementação do gerenciamento do atrito neste corredor. Todas as demais variáveis foram avaliadas, em específico, condições de manutenção da via permanente e do material rodante de forma a não impactar no resultado do estudo.
Este trabalho irá apresentar com dados reais a efetiva redução de descarrilamentos após a implementação de gerenciamento do atrito em uma ferrovia heavy haul baseado em suas estatísticas. Dados reais e comparativos históricos analisados cuidadosamente confirmam a teoria do aumento de segurança ferroviária, estudo este que poderá ser utilizado por ferrovias com poucos recursos de manutenção e com elevado número de descarrilamentos.

Palestrante

Leonardo Souza Soares

Gerente de Engenharia

Leonardo Soares é gerente de engenharia de desenvolvimento da RUMO iniciando suas atividades em 2015. Entre 2013 e 2014, foi consultor em engenharia ferroviária na Agência Nacional de Transportes Terrestres. Trabalhou por 8 anos na MRS Logística, assumindo posições de Gerente de Manutenção, especialista e coordenador de Via Permanente. Responsável por implementar e testar novas tecnologias ferroviárias e estudos de grande escala, dentre estes o estabelecimento de uma metodologia para analisar defeitos geométricos de acordo com as taxas de degradação. Membro de comitês técnicos de regulamentação e normas brasileiras para via permanente e infraestrutura, dormentes, trilhos e material rodante. Membro da AREMA desde dez / 2011.

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