A faixa de frequência a ser utilizada para a implementação da solução é a de 250MHz, autorizada pela ANATEL através da resolução 555/2010 a qual define as regras para utilização na modalidade SLP (Serviço Limitado Privado). Segundo o texto da resolução, o uso da canalização disponibilizada poderá ser autorizado de forma individual ou agregada sendo a agregação máxima permitida de 5 (cinco) canais, de forma a constituir blocos inteiros de 2,5, 3,75, 5 e 6,25 MHz. A solução escolhida considera utilização de canais FDD de 5MHz.
Após a implementação da Rede LTE, será possível a utilização de sistemas de computador de bordo OBC (On Board Computer) que poderão disponibilizar recursos como apresentação da circulação de trens nas adjacências, perfil da via, curvas, definição de rotas, restrições, registro de operação realizada e funcionalidade que permite playback da viagem. Como principais benefícios, destacam-se melhorias de gestão da condução de trens e análise pós viagem (eficiência de condução e eficiência energética).
Além da implementação descrita acima a Rede LTE permitirá a utilização de vários tipos de aplicações que utilizam sensores, incluindo os de baixo consumo de energia em aplicações de IoT (Internet of Things) através da utilização dos protocolos LTE Cat-M e Narrow Band IoT. Além dessas aplicações, também será possível a integração com sistemas de rádio voz que utilizam as tecnologias TETRA e APCO25 em alguns cenários.
Foi considerado como premissa básica para a implantação da Rede LTE a possibilidade de evolução para a tecnologia 5G a qual permitirá a utilização de aplicações que requerem baixa latência como por exemplo a condução semiautônoma e remota de trens.
Palestrante
Arley de Lima Costa
EngenheiroFormação:
- Técnico em Eletrônica
- Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações
- Pós-graduação em Engenharia Ferroviária
Experiência:
- Técnico de Manutenção Eletroeletrônica (Sinalização Ferroviária, Telecomunicações, Automação e Energia) - 2003 a 2012
- Engenheiro (Desenvolvimento de Sistemas, Implantação de Projetos, Engenharia de Manutenção) 2013 – data atual
Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000