Recuperação de Trincas em Laterais de Truques - Desenvolvimento e Avaliação de Viabilidade

O trabalho consistiu no desenvolvimento de procedimento de recuperação de trincas em pedestais de laterais ferroviárias. Para validar o procedimento, foram realizadas análises metalúrgicas na região de solda e ZTA. Além da avaliação nas propriedades mecânicas e metalúrgicas, foi avaliada a necessidade de realizar Tratamento Térmico de Alívio de Tensões (TTAT) posterior à recuperação, através da medição da tensão residual nos pedestais. Verificou-se que a realização do TTAT é inviável.
Por fim, analisou-se a viabilidade de realizar as recuperações, através da realização de ensaios de fadiga acelerados para laterais de truques ferroviários, em escala real, com o objetivo de comparar a vida média remanescente de laterais novas com laterais com recuperação de trincas em regiões críticas. Os resultados dos ensaios foram analisados através das metodologias de análise de dados de vida (LDA) e ensaios acelerados de vida quantitativos (QALT), com auxílio dos softwares Weibull++ e ALTA. Verificou-se que a recuperação de trincas em laterais modelo 6.1/2'' x 9'' é viável, considerando as condições operacionais e premissas de capacidade de oficina da EFVM. Já para as laterais 6'' x 11'', a recuperação é inviável.
OBS: o assunto do trabalho foi tema de dissertação da Especialização em Engenharia de Confiabilidade (UTFPR) - "ENSAIOS ACELERADOS PARA ESTUDO DE VIDA EM FADIGA DE LATERAIS FERROVIÁRIAS". Não foi elaborado nenhum artigo publicado em livro, revista especializada ou imprensa em geral. O foco da dissertação foram os ensaios acelerados e análises, enquanto o foco desse artigo é todo o estudo e seus impactos na manutenção de vagões.

Palestrante

Leandro Prates Ferreira de Almeida

Engenheiro Senior

Mestrado em Engenharia Mecânica - UFES
Especialização em Engenharia de Confiabilidade - UTFPR
Especialização Em Engenharia Ferroviária - UNIVIX
Engenharia Mecânica - UFES
Técnico em Metalurgia e Materiais - CEFETES
Atua na Engenharia de Material Rodante da EFVM. Principais Atividades: Desenvolvimento De Materiais e Fornecedores;
Assistência Técnica à Manutenção de Vagões e Carros de Passageiros;
Elaboração e Implantação de Estratégia de Manutenção de Ativos Rodantes;
Gestão Técnica da Cátedra de Vagões;
Participação na Elaboração e Revisão de Normas ABNT / Cb06.

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