A métrica de taxa de ocupação é calculada por hora, ramal e sentido (fluxo e contra-fluxo) observados no âmbito da operação da SuperVia. Essas informações são obtidas a partir dos dados de bilhetagem eletrônica, que apresentam de forma individualizada a passagem de cada passageiro pelas catracas no momento do embarque, para cada estação. Além disso, a alocação de demanda horário por ramal/sentido é realizada por meio da utilização de matriz origem-destino estimadas ? também obtidas a partir de dados de bilhetagem eletrônica ?, complementadas por pesquisa de embarque de passageiros para maior robustez na estimação dessa matriz.
Como resultado, obtemos um painel de visualização, resumindo informações hora a hora, por ramal e sentido, sobre passageiros transportados, lugares ofertados e a consequente taxa de ocupação obtida pela razão entre essas duas variáveis. Com isso, a área de Planejamento Operacional consegue gerir o nível de oferta de transporte, evitando, assim, riscos à saúde de seus clientes no atual contexto de pandemia.
Palestrante
Arthur Silveira de Siqueira Cavalcanti
Coordenador de ControlePossui graduação em Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência da Produção, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-graduação em Business Intelligence pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Além disso, possui experiência profissional de mais de cinco anos em análise de dados, com passagem por multinacional e com publicações internacionais na área de inteligência artificial aplicada à saúde.
Atualmente, é Coordenador de Controle de Indicadores na Gerência Comercial da SuperVia, analisando dados operacionais e de passageiros a fim de agregar valor à tomada de decisão da alta gestão.
Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000