Uma linha de metrô, em função de suas características funcionais e operacionais, pode ser dividida em seis unidades construtivas: I) Pátio de Manutenção e estacionamento de trens; II) Vias operacionais; III) Estacionamentos de trens ao longo das Vias operacionais; IV) Poços de Ventilações e saídas de emergência; V) Estações e vi) Centro de controle operacional (CCO). Cada uma dessas unidades é composta por subunidades determinadas pelos métodos construtivos que serão utilizados em sua implantação. Por sua vez, a depender das metodologias construtivas e da distribuição espacial das subunidades construtivas, obtém-se um leque de tipologias para as instalações metroviárias. Tendo em vista que as unidades construtivas e suas tipologias se repetem a cada novo empreendimento, a Diretoria de Engenharia do Metrô constituiu um núcleo, de estrutura matricial, focado no desenvolvimento dos padrões dessas unidades objetivando o aumento da qualidade e produtividade dos projetos.
Algumas das unidades construtivas encontram-se em desenvolvimento, sendo a Ventilação e Saída de Emergência (VSE) o foco desse trabalho. Foi a primeira unidade a ser desenvolvida, por ser menos complexa, mas não menos importante, uma vez que guarda semelhanças construtivas com as estações subterrâneas e se repete cerca de 20 vezes em uma linha metroviária, representando custos significativos. O desenvolvimento da VSE estabeleceu a fundamentação da padronização que será utilizada em outras unidades construtivas e, também, a dinâmica de futuros projetos.
Foram desenvolvidas duas tipologias de VSE que se encontram aptas para deixarem a ?prancheta? e serem postas em linha de produção nos próximos projetos. Como todo trabalho de desenvolvimento, o aperfeiçoamento do modelo será contínuo e acompanhado, com lançamento de correções e novas versões ao longo do tempo. As vantagens são evidentes e serão apresentadas nesse trabalho.
Palestrante
Ricardo Luiz Leonardo Leite
Gestor de ProjetosGraduado em Engenharia Civil pela UNICAMP (1974) e MBA de Excelência Gerencial pela FIA/USP-Metrô (2005). Ingressou no Metrô de SP em 1975 onde foi Gerente de Engenharia e Projetos. Anteriormente coordenou vários projetos do Metrô. Atualmente trabalha na Gerência de Projetos Básicos de Transportes Metropolitanos - GPR.
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