Práticas de Construção Civil Sustentável em Empreendimentos do Metrô de São Paulo

Em geral, os projetos de transporte sobre trilhos apresentam bons indicadores de desempenho ambiental na operação do serviço. Entretanto, a sua implantação compreende processos complexos de construção civil que registram níveis expressivos de consumo de recursos naturais, geração de resíduos e impactos. 
Atentos a estes aspectos, os organismos de fomento têm condicionado a concessão de financiamento à análise dos impactos e riscos associados à sustentabilidade e às mudanças climáticas. No processo da Linha 5-Lilás, o contrato firmado entre o Governo do Estado de São Paulo (GESP) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento ? BIRD contemplou parte dos recursos para o desenvolvimento de estudo, objeto desta síntese, visando à promoção da redução de emissões de gases de efeito estufa e melhoria do desempenho ambiental dos sistemas de transporte público sobre trilhos do Estado de São Paulo.
Assim, o Metrô de São Paulo concebeu este estudo com o objetivo de analisar suas práticas no projeto da Linha 5-Lilás e contratou o Consórcio Poyry para a consultoria especializada em construção civil sustentável. O trabalho compreendeu a análise do conjunto de especificações técnicas e de serviço, projetos e demais documentos referentes à implantação da linha e de uma estação como referencial para a análise. Foi realizada uma pesquisa para identificar os referenciais de construção civil sustentável existentes no mercado para a escolha de uma metodologia como parâmetro da análise e a sua aplicabilidade em sistemas de metrô. Os sistemas de certificação foram avaliados quanto a sua credibilidade e rigor técnico; nível de desempenho, estrutura da metodologia de certificação e equivalência qualitativa em relação às normas brasileiras. 
A Estação Brooklin da Linha 5 ? Lilás foi escolhida como projeto referencial para a análise do atendimento a pré-requisitos e créditos do referencial técnico da certificação LEED® BD+C (Building Design and Construction), apropriada para projetos de novas edificações. 
O estudo contemplou análises pertinentes às práticas de projeto de construção civil sustentável na fase de obra bruta e acabamentos (obra civil), equipamentos e sistemas e gestão da obra identificando aplicabilidade, atendimento e oportunidades de melhoria e adaptações nas práticas, especificações e projetos hoje existentes na Companhia do Metrô. O escopo do trabalho não objetivou a implementação de alterações no projeto da Linha 5- Lilás, considerando o estágio de avanço das obras e, a certificação em Construção Civil Sustentável.   
A conclusão e recomendações do estudo mostram que a internalização de diretrizes e especificações de sustentabilidade podem promover o incremento de ganhos ambientais e econômicos com a redução do consumo de energia e água, eficiência energética, entre outros aspectos. A implantação das recomendações propostas no trabalho também abre caminho para certificação ambiental dos empreendimentos do Metrô.
 
Declaro que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.

Cacilda Bastos Pereira da Silva é Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental no Metrô de São Paulo. Mestre em Gestão Integrada em Saúde e Meio Ambiente pelo SENAC-SP e pós-graduação em Sustentabilidade pela FGV e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. 

Palestrante

Cacilda Bastos Pereira da Silva

Coordenadora de Sustentabilidade

Cacilda Bastos Pereira da Silva é Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental no Metrô de São Paulo. Mestre em Gestão Integrada em Saúde e Meio Ambiente pelo SENAC-SP e pós-graduada em Sustentabilidade pela FGV e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.

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