Em geral, os projetos de transporte sobre trilhos apresentam bons indicadores de desempenho ambiental na operação do serviço. Entretanto, a sua implantação compreende processos complexos de construção civil que registram níveis expressivos de consumo de recursos naturais, geração de resíduos e impactos.
Atentos a estes aspectos, os organismos de fomento têm condicionado a concessão de financiamento à análise dos impactos e riscos associados à sustentabilidade e às mudanças climáticas. No processo da Linha 5-Lilás, o contrato firmado entre o Governo do Estado de São Paulo (GESP) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento ? BIRD contemplou parte dos recursos para o desenvolvimento de estudo, objeto desta síntese, visando à promoção da redução de emissões de gases de efeito estufa e melhoria do desempenho ambiental dos sistemas de transporte público sobre trilhos do Estado de São Paulo.
Assim, o Metrô de São Paulo concebeu este estudo com o objetivo de analisar suas práticas no projeto da Linha 5-Lilás e contratou o Consórcio Poyry para a consultoria especializada em construção civil sustentável. O trabalho compreendeu a análise do conjunto de especificações técnicas e de serviço, projetos e demais documentos referentes à implantação da linha e de uma estação como referencial para a análise. Foi realizada uma pesquisa para identificar os referenciais de construção civil sustentável existentes no mercado para a escolha de uma metodologia como parâmetro da análise e a sua aplicabilidade em sistemas de metrô. Os sistemas de certificação foram avaliados quanto a sua credibilidade e rigor técnico; nível de desempenho, estrutura da metodologia de certificação e equivalência qualitativa em relação às normas brasileiras.
A Estação Brooklin da Linha 5 ? Lilás foi escolhida como projeto referencial para a análise do atendimento a pré-requisitos e créditos do referencial técnico da certificação LEED® BD+C (Building Design and Construction), apropriada para projetos de novas edificações.
O estudo contemplou análises pertinentes às práticas de projeto de construção civil sustentável na fase de obra bruta e acabamentos (obra civil), equipamentos e sistemas e gestão da obra identificando aplicabilidade, atendimento e oportunidades de melhoria e adaptações nas práticas, especificações e projetos hoje existentes na Companhia do Metrô. O escopo do trabalho não objetivou a implementação de alterações no projeto da Linha 5- Lilás, considerando o estágio de avanço das obras e, a certificação em Construção Civil Sustentável.
A conclusão e recomendações do estudo mostram que a internalização de diretrizes e especificações de sustentabilidade podem promover o incremento de ganhos ambientais e econômicos com a redução do consumo de energia e água, eficiência energética, entre outros aspectos. A implantação das recomendações propostas no trabalho também abre caminho para certificação ambiental dos empreendimentos do Metrô.
Declaro que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.
Cacilda Bastos Pereira da Silva é Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental no Metrô de São Paulo. Mestre em Gestão Integrada em Saúde e Meio Ambiente pelo SENAC-SP e pós-graduação em Sustentabilidade pela FGV e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Palestrante
Cacilda Bastos Pereira da Silva
Coordenadora de SustentabilidadeCacilda Bastos Pereira da Silva é Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental no Metrô de São Paulo. Mestre em Gestão Integrada em Saúde e Meio Ambiente pelo SENAC-SP e pós-graduada em Sustentabilidade pela FGV e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
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