People Mover - APM, a Tecnologia Indicada para as Cidades Brasileiras

PEOPLE MOVER - APM, A TECNOLOGIA INDICADA PARA AS CIDADES BRASILEIRAS

O trabalho inicia com uma apresentação da tecnologia dos sistemas de transporte de pequena e média capacidade, os APM- Automated People Movers. O ?people mover? ou APM consiste num sistema de transporte com veículos elétricos automatizados, sem condutor, que circulam em unidades simples ou em composições de múltiplos carros guiados em vias elevadas de aço ou de concreto. Os sistemas APM garantem um serviço de alta qualidade e são capazes de transportar, com segurança e eficiência até 25 000 passageiros por hora por sentido.
Os APMs estão em operação em muitas cidades mundo, também no Brasil , na Cidade de Porto Alegre. São muito eficientes e se apresentam como o transporte ideal para conexões a aeroportos, centros de lazer, shopping centers, complexos esportivos e hospitalares e no transporte urbano em geral e  como elo de integração à Rede estrutural de Transporte. O trabalho apresenta alguns exemplos de sucesso no mundo e cita algumas cidades brasileiras onde tais tecnologias seriam aplicáveis.
O trabalho analisa com certo detalhe  as principais tecnologias de APM em operação no mundo, concentrando-se em quatro tecnologias: O Monotrilho, o People Mover a motor linear, o Cable Car e o AEROMOVEL. Descreve essas quatro tecnologias, indicando suas características principais e cita alguns exemplos desses sistemas em operação em algumas cidades através do mundo e no Brasil. Essas quatro tecnologias diferem basicamente pelo seu modo de tração e frenagem, pela sua via de rodagem, pelo tipo de rodas e pela sua complexidade. 
O Monotrilho é um veículo elétrico que circula em via elevada de concreto, tracionado por motores elétricos que estão no próprio veículo e que atuam nas rodas de pneus de borracha. Rodas laterais guiam o veículo na via. O Cable Car  é um veículo adaptado das gôndolas de estações de esqui, convertidas para o plano horizontal. Os veículos com rodas de pneus circulam sobre estruturas de aço ou concreto O movimento ocorre através de cabos de aço tracionados por imensos carretéis mecânicos localizados nas extremidades das linhas. O People Mover com Motor Linear tem a tecnologia de um Metrô Leve mas cujo motor usa para a propulsão e frenagem, é um Motor linear, com o estator no veículo e o rotor, linearizado, constituído por um trilho de alumínio ao longo da via de rolamento. No Aeromovel o veículo é movido a a propulsão pneumática, com o ar passando num duto dentro da via. Cada veículo é ligado por um mastro a uma placa de propulsão ? um ?pistão? ? localizada dentro deste duto de ar. Esse mastro atravessa uma ranhura longitudinal selada com abas de borracha. Ventiladores elétricos estacionários estão localizados ao longo da linha para soprar ar no duto e criar pressão positiva ou para retirar o ar do duto e criar um vácuo parcial. 

O trabalho detalha os diferentes aspectos de cada uma dessas quatro tecnologias, fazendo uma análise comparativa entre elas em termos de :
Complexidade da Tecnologia
Índice de Nacionalização dos Equipamentos
Segurança na Circulação dos veículos
Segurança de Evacuação dos Usuários em Caso de Pane no Elevado
Uso de Rodas de Borracha x Rodas de Aço
Peso dos Veículos 
Energia necessária para tração
Confiabilidade e Disponibilidade Operacional
Custo de implantação e Operação
A Vida Útil dos Sistemas
Eventos Graves em People Movers Implantados

Por fim, faz considerações sobre a adoção da tecnologia do People Mover, como transporte de média capacidade indicado para as cidades brasileiras

Palestrante

Peter Alouche

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Eletricista, Professor, Consultor e Palestrante, reconhecido internacionalmente. Trabalhou 35 anos no Metrô de SP em Projetos Estratégicos e Tecnológicos.

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