Apresentar o estado da arte dos sistemas de VLT em operação e implantação hoje no Brasil, os desafios na sua consolidação e expansão e as principais políticas publicas do governo federal disponíveis para implantação dessa tecnologia.
Palestrantes
Ayrton Camargo
Diretor de Planejamento de TransportesÉ formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Puc de Campinas no ano de 1985, (CAU 32464-7) com especialização e mestrado em Planejamento Urbano na mesma instituição em 1999 e 2004 respectivamente, tendo sido professor convidado daquela instituição nos cursos de graduação e pós-graduação.
Iniciou suas atividades profissionais no Metrô de São Paulo em 1985, tendo atuado na área de planejamento do sistema integrado metropolitano de ônibus, no núcleo de registro e transferência de tecnologia, na assessoria da diretoria de planejamento e expansão de transportes e na assessoria da diretoria de engenharia, cargo onde se encotra.
Integrou a diretoria executiva da Associação Nacional de Transportes Públicos, onde exerceu o cargo de secretário executivo entre 1992 e 2000.
Ocupou a diretoria de planejamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas entre 2001 e 2004, onde entre outras ações, desenvolveu o projeto da nova rodoviária do município.
Entre 2005 e 2006 integrou a assessoria técnica da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo onde coordenou o Programa de Melhoria do Transporte e Qualidade do ar para São Paulo com apoio do Banco Mundial, tendo sito também consultor dessa instituição.
Em 2008 assumiu a Gerência de Projeto Funcional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos tendo sido também coordenador do projeto do Expresso Turístico da empresa, onde atuou até o início de 2011.
Atuou na Estrada de Ferro Campos do Jordão como seu Diretor Presidente entre 2012 e 2018.
Desde 2019 atua na assessoria da Diretoria de Engenharia da Cia. do Metrô de S.P., no Núcleo de Inovação.
É Diretor Adjunto de Planejamento de Transportes e Diretor Tesoureiro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrôs.
É professor convidado da PUC-Campinas e assessor da presidência da Associação Nacional de Transportes Públicos ANTP.
É membro do ICOMOS – International Council on Monuments and Sites.
É membro da Academia de Letras de Campos do Jordão
Integrou a direção de diversas ONGs vinculadas á preservação do patrimônio cultural, tendo também atuado como conselheiro no Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas.
Integrou diversos conselhos, entre eles o Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, e de Campos do Jordão.Possui artigos em diversos livros, jornais e revistas especializadas e é autor do livro “Tudo é Passageiro: Expansão Urbana, Transporte Público e o Extermínio do Bonde em São Paulo” (lançado em 2015), entre diversas participações com artigos em coletâneas técnicas diversas. Integra também o Conselho Editorial da Revista dos Transportes Públicos editada pela ANTP.
Jean Pejo
Secretário GeralFormação profissional
Pós-graduado com MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Programa Internacional para o Desenvolvimento de empreendedores e executivos pelo BABSON College-USA, Graduado em Engenheiro Mecânico (1975) UNICAMP;
Cursos de Especializaçã, Estágios e Missões Internacionais;
SNCF Ferrovia Nacional da França – Material rodante ferroviário e sistemas eletronicos de potencia;
Curso de Engenharia de Material rodante metro-ferroviário promovido pela JICA – Japanese Interna Agency e na JNR - Japanese National Railroad;
Coordenou missão com representantes do Governo do Estado de São Paulo para estudar sistemas de Trens de Alta Velocidade e sistemas da VLT, na Itália, França e Espanha;
Particicipou de missões no USA, China, Canadá, Alemanha, Reino Unido para avaliar sistemas de Trens de Alta Velocidade e sistemas VLT.
EXPERIENCIA PROFISSIONAL
Governo Federal do Brasil – Ministério do Desenvolvimento Regional;
Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos - 2019;
CPFL - Cia. Paulista de Força e Luz;
Membro do Conselho Fiscal, na qualidade de representante da Secretaria de Energia do Estado de SP;
FEPASA - Estrada de Ferro Paulista S.A;
Coordenador Geral de Planejamento e Gestão;
Superintendente de Planejamento e Projetos Estratégicos;
Superintendente Geral de Projetos e Desenvolvimento Tecnológico;
Secretário Geral da ALAF - Brasil (Associação Latino-Americana de Ferrovias);
Diretor de Transporte do IDESTRA - Sistemas de Mobilidade Urbana e Logística (OSCIP);
Membro do Instituto de Engenharia de São Paulo;
Voluntário da Frente Parlamentar de Logística (FRENLOGI) e IBL;
Voluntário da Frente Parlamentar em Prol do sistema Metroferroviário – FTRAM da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Paulo Ferreira
Diretor de Engenharia e OperaçãoMBA Executivo – Coppead UFRJ. Conclusão: 2012
Pós-Graduação Latu Sensu: Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral. Conclusão: 2006
Graduação: Engenharia Mecânica – UFRJ. Conclusão: 2003
FEV/2017 – ATUAL – VLT CARIOCA S.A.
EMPRESA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS
DIRETOR DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, ENGENHARIA E TI
NOV/2014 – JAN/2017 – VLT CARIOCA S.A.
EMPRESA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS
GERENTE GERAL DE OPERAÇÕES
2010 – OUT/2014 – MRS LOGÍSTICA S.A
EMPRESA DE LOGÍSTICA FERROVIÁRIA ATUANTE EM MG, RJ E SP
GERENTE GERAL DE OPERAÇÕES - RJ
2008 - 2010 – MRS LOGÍSTICA S.A
EMPRESA DE LOGÍSTICA FERROVIÁRIA ATUANTE EM MG, RJ E SP
GERENTE DE OPERAÇÃO DE TRENS - RJ
2007 – 2008 – MRS LOGÍSTICA S.A
EMPRESA DE LOGÍSTICA FERROVIÁRIA ATUANTE EM MG, RJ E SP
GERENTE DE OPERAÇÃO DE PÁTIOS E TERMINAIS - SP
2005 – 2006 – MRS LOGÍSTICA S.A
EMPRESA DE LOGÍSTICA FERROVIÁRIA ATUANTE EM MG, RJ E SP
ESPECIALISTA FERROVIÁRIO II
2004 – 2005 – MRS LOGÍSTICA S.A
EMPRESA DE LOGÍSTICA FERROVIÁRIA ATUANTE EM MG, RJ E SP
TRAINEE CORPORATIVO (NÍVEL SUPERIOR)
João Paulo Rodrigues
Assessor Técnico de Gestão ContratualEngenheiro de Produção pela USF, Pós graduado em Gestão da Produção pela UFSCAR.
Assessor Técnico da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo EMTU/SP na Gestão de Contratos de Concessão de Transporte e no Contrato de Parceria Público Privada do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista – SIM RMBS que compreende a operação híbrida do sistema metropolitano de baixa e média capacidade (Ônibus + VLT).
18 anos de experiência nos serviços de transporte coletivo intermunicipal de âmbito metropolitano, atuação em processos de concessão de transporte, gestão de contratos e modelagem econômico-financeira.
Vicente Vuolo
Vicente Vuolo é cuiabano.
Estudou primário e admissão em cuiabá.
O 2° grau foi em brasília, no colégio objetivo sp-b.
É formado em economia, com pós graduação em ciência política, ambos na universidade de brasília (unb).
Foi vereador em cuiabá, na década de 1990.
No exercício do mandato municipal, liderou o movimento para implantação da primeira feira-livre coberta da capital matogrossense.
Foi agraciado pelos produtores rurais como "pai dos feirantes", cuja placa encontra afixada no local, no bairro do porto. Foi idealizador do projeto que criou o 1° parque da cidade.
Foi diretor administrativo e financeiro da turimat ( empresa mato-grossense de turismo). Exerceu o cargo de subsecretário chefe da casa civil do governo de mato grosso, onde foi ordenador de despesas do estado. Ambas gestões, foram marcadas pela austeridade e conduta ética.
É registrado como jornalista - colaborador no sindicato dos jornalistas de mt desde a década de 1980. Escreve artigos semanais para vários sites de mato grosso e, também, faz análise política em rádios de cuiabá.
Tem vasta experiência no congresso nacional, acumulada nos seus 37 anos de carreira como analista legislativo do senado federal.
Coordenou a primeira reunião do parlatino (parlamento latino - americano e caribenho) em cuiabá em 2016.
É um defensor intransigente da ferrovia como solução de transporte para o brasil.
Sua luta pelo equilíbrio do sistema de transporte no país foi herdada do seu pai, o ex-senador vicente emílio vuolo, idealizador da ferrovia são paulo - rondonópolis - cuiabá, ferrovia esta denominada ferrovia senador vuolo.
Atualmente, é o coordenador do movimento pró vlt, movimento cívico e suprapartidário, pela retomada imediata das obras em cuiabá e várzea grande, paralisadas desde 2014.
Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000