O crescimento ordenado das cidades e a melhoria da mobilidade passa, necessariamente, pela recuperação do tecido urbano no entorno dos corredores de transporte de média e alta capacidade. É relevante destacar que a origem dos conceitos de TOD reporta-se aos espaços definidos como brownfields. Trata-se áreas predominantemente industriais abandonadas pelo mercado imobiliário, entretanto, com potencial, em alguns casos, com sistemas ferroviários com baixa demanda devido ao cenário de abandono e falta de exploração, ex. Connecticut nos EUA.
Para o desenvolvimento da metodologia se faz necessária realização de revisão de literatura sobre medidas e fatores relacionados ao TOD, ou seja, utilizando ferramentas de gerenciamento de projetos é possível identificar as premissas e dados necessários para o desenvolvimento de uma estrutura lógica e prática para a definição da ordem de prioridade de estações para implantação, com potencial sob o aspecto social, de investimentos e de gestão de recursos públicos.
Palestrante
Izabel Cristina Gonçalves de Souza Amaral
Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia – IME
Pós-graduada em planejamento aeroportuário pelo ITA,
Graduada em Logística e Transportes pela FATEC
Especializada em Mobilidade e Integração Modal
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