As pessoas com deficiência englobam uma parcela da população a qual as formas de planejamento dos espaços urbanos causam impacto direto em sua qualidade de vida. De acordo com o relatório mundial sobre a deficiência publicado pela Organização Mundial da Saúde, é uma constante no mundo o fato de as pessoas com deficiências apresentarem as piores perspectivas sociais, devido principalmente à existência de obstáculos funcionais aos acessos aos serviços públicos, notando-se o transporte como um dos vetores destes obstáculos.
No Brasil a incapacidade visual é a mais abrangente entre as deficiências, acometendo mais de 35 milhões de brasileiros. Por este motivo que, nas últimas décadas, as normas e leis brasileiras de promoção da acessibilidade buscam criar condições para que as pessoas com deficiência visual possam ter uma vida social e econômica mais ativa, por meio do uso de pisos táteis e sinalizações em Braile. No entanto, esses recursos têm se mostrado insuficientes para atender as necessidades dos passageiros com deficiência visual.
O Metrô de São Paulo, interessado em melhorar a autonomia de seus passageiros, inova mais uma vez ao disponibilizar um sistema de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Denominado pelo Metrô de SigaFácil, o projeto foi elaborado por funcionários durante pesquisas científicas documentadas pela Universidade de São Paulo - USP, cujo resultado é um sistema eletrônico de orientação por voz, já instalado e testado na estação Vergueiro. Quando o SigaFácil estiver instalado em mais estações, permitirá que esses passageiros circulem de forma autônoma, recebendo instruções e descrições sobre os ambientes e seu trajeto diretamente de seu aparelho smartphone pessoal.
O SigaFácil é composto por câmeras transmissoras de infravermelho posicionadas estrategicamente nas dependências das estações, cuja finalidade é transmitir informações para aparelhos receptores, denominados por seus criadores de coração, que ficarão em poder dos passageiros. O coração SigaFácil incrementa a segurança no posicionamento da pessoa com deficiência visual, pois possibilita a confiabilidade de localização e direcionamento, em quaisquer condições ambientais.
No dia 6 de fevereiro de 2020 o Metrô de São Paulo promoveu o lançamento do sistema na estação Vergueiro, com a participação de grande público de pessoas com deficiência visual, instituições especializadas em autonomia e mobilidade e participação da imprensa. Todos os participantes puderam fazer uso do sistema instalado na estação Vergueiro, tirar dúvidas e manifestar opiniões, em sua maioria, de grande aprovação.
Com a aprovação deste modelo de inovação, Metrô de São Paulo está trabalhando para disponibilizar o SigaFácil em todas as suas estações até o final de 2021.
Palestrante
Jaldomir da Silva Filho
Analista de ProjetosAnalista de sistemas pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS;
Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo;
Especialista em Design de Produtos para a Acessibilidade e Mobilidade.
Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000