Nos trabalhos desenvolvidos no dia a dia das equipes de manutenção podemos pontuar uma série de dificuldades que podem gerar atrasos na execução dos trabalhos, por exemplo:
Problemas de comunicação: Devido à grande quantidade de números de telefones corporativos fixos e móveis (estações, bases de manutenção, almoxarifados, laboratórios, encarregados, supervisores, etc) muitas vezes estes contatos não são facilmente acessados ou obtidos, o que pode levar a um atraso na atividade.
Diagramas técnicos: Por ter uma grande quantidade de diagramas de sistemas diferentes ao logo da ferrovia, muitas vezes o diagrama impresso não está em sua última versão, ou até mesmo não está em fácil acesso.
Dentre as propostas do aplicativo estão:
Melhoria na comunicação: Acesso a todos os números de telefone que algum funcionário possa precisar. Botão para falar diretamente com o CIM ( Centro de informação da manutenção) e outros contatos recorrentes.
Informações atualizadas: Escalas de funcionários, escala de sobreaviso, acesso ao sistema MIX.
Acesso a diagramas elétricos atualizados e ao painel sinótico.
Acesso a normas da empresa, por exemplo a norma de acesso à via GOF003.
Localização GPS de locais estratégicos para a manutenção, como: Pontos de acesso à via, subestações de energia, cabines seccionadoras e salas técnicas.
Disseminação de conteúdo e informações: Acesso a apostilas, manuais de treinamentos, procedimentos de manutenção e senhas de equipamentos.
Leitor de QR Code: Com etiquetas coladas em equipamentos específicos como: bloqueios, máquinas de chave e passagens de nível, os diagramas elétricos destes equipamentos podem ser acessados em alguns instantes com a leitura do código QR Code.
Palestrante
Caio César De Miranda Viana
Técnico em ManutençãoCaio César De Miranda Viana
Técnico em manutenção, projetos e obras, trabalha no Departamento de manutenção de sistemas eletrônicos e restabelecimento de serviços da CPTM. É formado em engenharia elétrica e cursa pós-graduação em engenharia de produção e MBI Master Business Innovation em tecnologia ferroviária. Atualmente faz parte do grupo de inovação da gerência de manutenção

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