Implantar e Consolidar a Metodologia de Fiscalização do Projeto 2 NGP - Padronização da Fiscalização

A falta de um padrão para a fiscalização dos empreendimentos da expansão e diante da necessidade crescente de prestar contas aos órgãos de controle externo e demais partes interessadas e de entregar a obra atendendo prazo, custos e qualidade, este projeto surgiu com a finalidade de monitorar o cumprimento das Datas Marco das Obras Civis necessárias à implantação dos Sistemas de Alimentação Elétrica, Auxiliares, Telecom, Elevadores e Escadas Rolantes e garantir também a entrega do escopo civil do Trecho I - Etapa 2B das Estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus e Trecho II Estação Jardim Colonial,  somadas as 6 estações operacionais irão compor a extensão de 15,6 km da primeira linha de monotrilho de alta capacidade no Brasil. Este trabalho especificamente tratou da padronização e fiscalização dos prazos para atingimento da Meta estabelecida pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.   A Gerencia do Emprendimento da Linha 15-Prata -  GEM  responsável pela implantação do  Monotrilho ligando os Bairros de Vila Prudente a Cidade Tiradentes, alinhada ao Núcleo de Gestão de Projetos NGP/DE que desenvolve os processos de fiscalização integrados (Cronograma, Custos e Qualidade) foi escolhida como Projeto Piloto para a implantação do Módulo de Fiscalização do Cronograma de Implantação de Obras Remanescentes em 4 unidades construtivas da Linha 15.
Este projeto piloto teve a duração de 8 meses que era o prazo de execução do contrato, neste período de implantação do projeto piloto eram realizadas reuniões semanais de acompanhamento, fiscalização e registro dos avanços físicos da obra. Os resultados começaram aparecer nas primeiras semanas, na pratica houve a necessidade de um período de aprendizado e transferência do conceito da fiscalização, neste momento diante da apresentação dos avanços físicos  previstos x planejado a contratada passa a questionar as métricas utilizadas e houve a necessidade de alinhamento de conhecimentos e expectativas. A equipe de PMO/GEM responsável pelo projeto piloto identificou que a gestão inicial era ineficaz e os atrasos eram recorrentes no cronograma físico e não podíamos conviver com postergações pois tínhamos um prazo de execução bastante exíguo, outra constatação da equipe foi o baixo engajamento das contratadas sem foco na meta.
Diante dos resultados apurados a mudança dos processos foi fundamental para a consecução da meta.
A pratica do modelo de fiscalização preconizado pela Companhia trouxe resultados expressivos, pois para uma obra que acumulava atrasos em suas fases anteriores no momento que se implantou a nova metodologia obtivemos antecipação da entrega da Estação Jardim Planalto em 64 dias em relação a data contratual e as Estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus tiveram suas entregas no prazo contratual, estabelecendo-se nesse momento um novo patamar para as implantações. 
Cabe salientar dentro dos ganhos apresentados que o índice de assertividade entre previsto x realizado ficou em 98%. 
Os números explicitados refletem os ganhos que a pratica do novo modelo trouxe para a Companhia do Metropolitano de São Paulo bem como para a Administração Pública. Este modelo tem sido tratado internamente como um Caso de Sucesso e um exemplo a ser seguido.

Palestrante

Adalberto Luiz Caetano de Souza

Gestor de Projetos

Adalberto Luiz Caetano de Souza, Brasileiro, Casado, 53 anos, Graduado em Engenharia Civil FEI,  Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - FEI, Especialista em Contratos - FUNDAP. Extensão Acadêmica MBA em Administração Gerencial -  Fia USP, Especialização em Fiscalização de Projetos e Obras de Engenharia - ENAP Escola Nacional de Administração Pública, Especialização em Controle Institucional e Social dos Gastos Públicos - ENAP Escola Nacional de Administração Pública, Especialização em Atividade Correcional – ENAP Escola Nacional de Administração Pública.
Trabalha no Metrô desde 1992. Atuou em acompanhamento e controle nas implantações das extensões Leste e Linha 2 Verde. Desde 2011, desenvolve atividades de Gerenciamento de Projetos e Planejamento da Linha 15 Prata. Atua como Líder da equipe de Planejamento, Controle e Orçamento em apoio ao PMO/GEM Linha 15. 

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