Fatores de Geração da Demanda de Passageiros para Implantação de Sistema de Transporte Ferroviário

O transporte público tem papel fundamental na eficiência da gestão da cidade, sendo um importante instrumento para o aumento da qualidade de vida e desenvolvimento econômico da população. 
A escolha do modo de transporte pelos usuários é o elemento mais importante do planejamento urbano e das políticas de transporte, segundo Ortúzar (2011), pois afeta na eficiência da locomoção da população nas áreas urbanas, na variedade de opções aos viajantes e o espaço urbano dedicado aos sistemas de transportes. A escolha pessoal de qual modo de transporte será utilizado para as viagens de trabalho, estudo ou lazer depende de diversos fatores, que podem ser categorizados em três grupos, sejam eles: caraterísticas do viajante, do transporte e natureza da viagem. 
Os fatores relativos aos indivíduos podem ser renda, posse de veículo próprio, quantidade de moradores na residência e estrutura familiar, isto é, se tem filhos, se é aposentado, solteiro ou recém-casado. As características mais abordadas em estudos, que são as particularidades dos modos de transportes, sejam eles quantitativos, como o tempo e custo da viagem, regularidade do serviço e confiabilidade do tempo de deslocamento; ou qualitativos, tais como segurança, conforto, oportunidade de executar outras tarefas enquanto se locomove e comodidade. Por fim, características da natureza da viagem, conforme Ortúzar (2011), podem ser o propósito, se é para o trabalho, estudo ou lazer; em que período do dia ocorre e se o deslocamento é feito sozinho ou com mais pessoas. 
O objetivo deste estudo trata da inserção no sistema de transporte de passageiros existente de uma oferta de modo de transporte, de forma que a estimativa de passageiros sensíveis a mudança da forma de se transportar exige que a metodologia empregada tenha como foco a análise dos dados obtidos através de pesquisa realizada com a população beneficiada pela ampliação da oferta de opções de transporte. Desta forma, a técnica de Preferência Declarada se mostra como a forma mais adequada para verificar a propensão dos passageiros à aderir ao uso do transporte ferroviário de passageiros em estudo de implementação. 
A demanda transferida é o volume de passageiros que se desloca para compromissos de trabalho, estudo ou lazer, utilizando um modo de transporte público ou individual e por preferência às características do novo modo a ser implementado apresentadas, como tempo, custo, conforto ou pontualidade, apresenta a tendência a troca do meio de transporte a ser usado. Esta etapa do estudo possui grande complexidade devido a subjetividade dos parâmetros analisados. Mesmo quando analisados modos de transportes coletivos, aparentemente concorrentes, estes modos possuem características que serão analisadas por cada indivíduo de forma diferente, como por exemplo, tempo e distancia de deslocamento da origem até o ponto de parada do veículo e tempo e distância de deslocamento do ponto de parada do veículo até o destino. 
O tema sobre a projeção da demanda transferida de outros modos de transportes para o sistema ferroviário a ser implantado foi amplamente estudado, de onde é possível verificar fatores influenciadores para o sucesso do projeto.

Palestrante

Felipe Pereira Rosa Pierrotti

Engenheiro Civil

Engenheiro civil na CBTU, pós graduado em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis pela UFRJ e em Gestão de Projetos pelo ISEG, Lisboa - Portugal. Mestrando em Engenharia de Transportes pelo IME.

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