Estudo de Otimização de Rede Tronco Alimentada para a Redução de Custos de Subsídio Tarifário

Sabe-se que um dos objetivos do poder executivo é a redução dos gastos públicos ao mesmo tempo que atende a população de forma adequada. Esse cenário não muda quando se trata do serviço público de transporte, que tange tanto a ótica de investimento de longo prazo, como novas infraestruturas, bem como o custo de operação dos sistemas. Para isso se faz necessário que, após a implementação de uma política de transporte em uma determinada região, exista um acompanhamento da eficiência de tais medidas adotadas. Considerando a rede de transporte intermunicipal, contemplando linhas ferroviárias sob concessão e linhas de ônibus intermunicipais sob regime de permissão, o presente estudo apresentará uma análise da eficiência da política pública de integrações tarifárias sob o enfoque do subsídio, abrangendo cenários de integração.

Palestrante

Izabel Cristina Gonçalves de Souza Amaral

Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia – IME
Pós-graduada em planejamento aeroportuário pelo ITA,
Graduada em Logística e Transportes pela FATEC
Especializada em Mobilidade e Integração Modal

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