Estudo de Correntes de Fuga para Sistemas Metroferroviários em Solos Verticalmente Estratificados

Devido à limitação dos custos de construção e manutenção, o trilho de rolamento é frequentemente usado como parte do circuito de tração em sistemas metroferroviários. Uma vez que a isolação do trilho em relação ao solo não é perfeita, há uma corrente de fuga que flui para o solo, afetando a segurança de pessoas e a degradação de tubulações metálicas e estruturas de concreto próximas. Devido às grandes dimensões envolvidas no projeto desses sistemas, um modelo de estratificação do solo convencional (ou de solo homogêneo) não é o mais adequado, uma vez que contemplará uma grande parcela de erro na determinação de tais correntes e no cálculo de seus efeitos. Com o intuito de melhorar a precisão do cálculo de correntes de fuga e seus efeitos, propõe-se um software para cálculo baseado em um modelo de solo estratificado em camadas verticais, junto de sua aplicação em estudos de sistemas metroferroviários eletrificados em corrente contínua. Uma vez determinadas as correntes de fuga e um modelo de solo mais preciso é possível calcular correntes parasitas em tubulações e no concreto com maior acurácia, quantificando assim os efeitos corrosivos e determinando previamente a localização onde tais estruturas sofrerão maior degradação. Outra aplicação do software é o cálculo mais preciso das tensões que os usuários, ou equipe de manutenção, do sistema estarão submetidos em condições normais ou de defeito através da determinação das tensões de passo e de toque resultantes da passagem de corrente no solo.

Palestrante

Rooney Ribeiro Albuquerque Coelho

Engenheiro eletricista pela Universidade de Fortaleza, 2012, Mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Ceará, 2015, e Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Entre 2017 e 2019 atuou como professor substituto em engenharia elétrica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente realiza um Pós-Doutorado em engenharia elétrica na Escola Politécnica da USP. Seus interesses de pesquisa incluem sistemas metroferroviários, aterramento elétrico, métodos numéricos para eletromagnetismo, algoritmos de otimização e ciência de dados. Atua no laboratório de Eletromagnetismo Aplicado – LMAG e é colaborador do Laboratório de Redes Elétricas Avançadas – Lgrid.

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