O intuito deste trabalho é apresentar um diagnóstico energético dos trens, além de descrever as ações de eficiência energética e o tempo necessário para que o investimento seja recuperado (payback).
Durante o diagnóstico energético, foram levantadas as características dos sistemas de tração/freio e dos sistemas auxiliares: iluminação, ar-condicionado e pneumático.
Os sistemas auxiliares foram destacados, pois, atualmente 20% de toda energia consumida pelas operadoras são destinadas para esses sistemas, sendo que, o ar-condicionado é o principal responsável pelo consumo.
Algumas das ações propostas demandam apenas mudanças de rotinas operacionais e pouco investimento, ou seja, é possível obter ótimos resultados sem implantar novas tecnologias ou soluções complexas.
Porém, outras ações são mais complexas de serem implantadas, devido ao fato das composições permanecerem a maior parte do tempo em operação. Entretanto, essas ações podem ser especificadas para as novas compras de trens.
Considerando as principais ações, a previsão de economia será superior a 3,3 GWh por ano.
Palestrante
Willian Eder Reis da Silva
Engenheiro de OperaçõesESPECIALISTA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ;
PELA UNIVERSIDADE DE AACHEN – ALEMANHA;
ESPECIALISTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDUSTRIA;
PELA FACULDADE SENAI – SP.
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