Se imaginarmos a complexidade do empreendimento da Extensão da Linha 2 Verde, observamos que a nova estrutura de requisitos propicia um maior detalhamento na parcela específica, na qual deveremos considerar todas as variáveis envolvidas no empreendimento, seja a questão das fases de implantação, continuidade dos sistemas da Linha 2 Verde e o plano estratégico de implantação em fases para mitigar os impactos no restante da Linha 2 Verde em operação.
Com base nestas premissas, elencamos alguns itens abaixo que foram definidos nos requisitos específicos da especificação de Sistemas de Sinalização e Controle Centralizado.
1. Notória especialidade dispensa de licitação em função da continuidade dos Sistemas de Sinalização e Controle Centralizado já implantados na Linha 2 Verde;
2. Fases 1 e 2 de implantação dos Sistemas de Sinalização e Controle Centralizado alinhado com as fases do empreendimento da Extensão da Linha 2 Verde;
3. Convivência entre a implantação do CBTC na Extensão da Linha 2 Verde e a operação comercial do CBTC da Linha 2 Verde;
4. Premissas adotadas no plano estratégico de implantação e testes do CBTC da Extensão da Linha 2 Verde, são elas:
a) Sistema de Controle de Trens (SCT) de contingência será utilizado na fase inicial de forma isolado para as fases de implantação e testes somente da Extensão da Linha 2 - Verde, onde após a validação de software do CBTC da Extensão, a baseline correspondente poderá ser inicialmente carregada no ambiente do SCT da Linha 2 - Verde para execução dos testes de integração e, posteriormente, após liberado, como uma baseline operacional para a Linha 2 Verde, incluindo a Extensão;
b) Estratégia de incluir 01(um) equipamento de controle ZC, LC e CLC para cada fase do empreendimento;
c) Implantação e testes isolados dos equipamentos da Extensão da Linha 2 Verde, sem impactar no restante da Linha 2 Verde, ou seja, garantir a validação de uma grande parcela do CBTC da Extensão Linha 2 Verde, tanto do ponto de vista do hardware como do software do CBTC para então seguir para a etapa de incorporar a baseline da Extensão no restante da Linha 2 Verde operacional;
d) Convivência dos estacionamentos de trens ao longo da Extensão em função da redução do escopo do empreendimento no trecho prioritário e a retirada do Pátio Paulo Freire, pertencente ao outro trecho até a Estação Dutra.
Palestrante
Rubens Navas Borloni
Coordenador dos Sistemas de SinalizaçãoRubens Navas Borloni
Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Paulista, pós graduado pela USP, Certificado PMP. Experiência de 6 anos na Manutenção e 23 anos de Engenharia de Projetos do Sistema de Sinalização e Controle Centralizado. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador dos Sistemas de Sinalização e Controle Centralizadona Gerência de Projetos – GPR do Metrô de São Paulo.
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