Comunicação em Situação de Crise: Campanha Todos Contra o Coronavírus

Com a rápida disseminação da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19) pelo mundo, instaurou-se uma crise de saúde pública em âmbito mundial, pois a doença ainda não possui uma vacina ou outra forma de tratamento, sendo necessário focar os esforços em ações de prevenção. A velocidade de propagação da Covid-19 deve-se ao fato de o vírus espalhar-se pelo ar, por meio de gotículas expelidas em tosse ou espirro, podendo ser contraída, entre outras formas, com um aperto de mãos ou ao tocar objetos contaminados.
Frente a esse panorama, as preocupações e o medo incorporam-se ao dia a dia dos indivíduos, que precisam de informações seguras, de fonte confiável, para dirimirem seus anseios e manterem suas rotinas sem pânico. Devido à grande circulação de pessoas por dia, os meios de transporte público coletivo estão entre os principais vetores de propagação do novo coronavírus. Na Trensurb, a média é de 160 mil passageiros por dia útil, com as medidas de isolamento social determinadas pelos órgãos do Governo, foi registrada, na primeira semana da pandemia, uma queda de passageiros transportados em torno de 81% menor que a média de usuários por dia útil. Mesmo com essa redução no uso do serviço, muitos usuários estavam receosos em utilizá-lo devido à incerteza quanto à segurança de sua saúde.
Nesse contexto, a campanha ?Todos contra o coronavírus? foi desenvolvida para manter e/ou restabelecer a confiança da população na empresa, que passou a receber informações seguras e confiáveis sobre as formas de prevenção contra a pandemia e sobre o trabalho realizado pela Trensurb para manter seus veículos e estações nas condições de segurança e higiene adequadas e exigidas pelas autoridades em saúde.
A campanha dividiu-se em três fases:

Fase 1
Iniciada em fevereiro, antes da adoção de medidas de isolamento social. Consistiu na criação de guia com orientações de prevenção, distribuído aos usuários nas estações e disponível em meio digital; criação de conteúdo para redes sociais; materiais de comunicação interna e de comunicação externa para estações; envio de matérias à imprensa; entrevistas aos veículos de comunicação locais; vídeos motivacionais para os empregados e palestra interna com profissional da saúde a respeito da doença.

Fase 2
Nesta fase, as medidas de distanciamento e isolamento social estavam em vigor. Além dos materiais produzidos na fase 1, foram produzidos conteúdos para redes sociais com dicas para facilitar a rotina durante o isolamento social; criação de gif com o passo a passo para fazer máscara de tecido; criação de materiais recomendando o uso da máscara; produção de vídeos para público interno e externo.

Fase 3
Nesta fase, o uso de máscara passou a ser obrigatório nos meios de transporte público coletivo e o foco de comunicação passou a ser a obrigatoriedade do uso do item de segurança. Foram produzidos materiais internos e externos com essa informação; criação de um guia com orientações sobre o uso de máscara para ser distribuído nas estações e disponibilizado por meio digital; criação de vídeo interno motivacional e vídeo externo; série de cards para redes sociais com depoimentos de funcionários na linha de frente contra a pandemia, humanizando a empresa diante do usuário.

O trabalho desenvolvido pela Gerência de Comunicação Integrada neste momento de crise foi essencial, impactando na percepção do público usuário sobre a atuação da empresa neste momento, criando sentimento de união e de pertencimento entre os funcionários e sendo uma referência local devido à antecipação em criar materiais para o público em geral, como o "Guia Todos contra o coronavírus", trazendo as formas de prevenção e distribuído nas estações.

Palestrante

Leonardo Oliveira Marion

Comunicação Social

Relações-públicas formado pela Universidade Federal do Pampa. Atua na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre desenvolvendo ações de relacionamento com a comunidade, comunicação interna, eventos e atividades socioculturais. Estuda Influência Digital: conteúdo e estratégia pela PUCRS.

Patrocínio Diamante
Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Individual
Parceiros
Apoio Institucional
Empresas Parceiras
Apoio de Mídia
Realização Logo AEAMESP
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô

Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000

(11) 3287-4565 - (11) 3284-0041 - www.aeamesp.org.br

eventos@aeamesp.org.br

Comercialização Logo Via Brasil Comunicação
Via Brasil Comunicação
Sobre os cookies em nosso site

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do evento precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!