Em um instante toda nossa estrutura de planejamento e execução de treinamentos presenciais foi comprometida pela obrigatoriedade do distanciamento social.Então diante deste cenário, qual seria a melhor ferramenta para um aprendizado mais assertivo e efetivo?
O Gerência de Operação do Metrô de São Paulo optou pelo treinamento virtual, que é uma aula síncrona online bastante interativa e conduzida por um Instrutor, que possui objetivos de aprendizagem definidos e participantes conectados individualmente de lugares dispersos geograficamente e usando plataformas de salas virtuais na internet.
Nesse artigo descrevemos o caminho interessante que percorremos para alcançar resultados surpreendentes só mudando o jeito de fazer as coisas, trabalhando de uma forma ágil, não somente na ótica do mais rápido, mas sob a ótica de mais assertivo.
Outra estratégia foi trazer significado e propósito para o trabalho das pessoas, entender de fato quais são as lacunas de desenvolvimento e incentivar o protagonismo, o envolvimento e engajamento de todos os colaboradores nas soluções e nas ações.
Os principais ingredientes que utilizamos para acelerar a curva de aprendizagem foram: corresponsabilidade, tecnologia, foco e confiança. Dessa forma conseguimos identificar as principais necessidades de curto prazo, descrever as ações a serem tomadas, planejar cada ação e organizar o tempo para aumentarmos a velocidade do aprendizado.
Com muita dedicação e disciplina de todos os envolvidos conseguimos obter ótimos resultados, como, por exemplo a redução em média de 50% do tempo realizado de forma presencial em relação ao novo conceito digital, e consequentemente redução dos custos sem perder a qualidade e efetividade do conteúdo.
Por fim, demonstramos também o resultado prático obtido na formação de operadores de estação e operadores do Centro de Controle Operacional, pois com a diminuição de aproximadamente 30% do quadro de operadores do Centro de Controle, é de vital importância a permanente capacitação técnica desses profissionais, fundamental para a continuidade da prestação de serviços pelo Metrô.
Palestrante
Jackson de Carvalho Galocha
Administrador de EmpresasEngenheiro Eletricista, Administrador de Empresas, pós-graduado Especialização em Tecnologia Metroferroviária, MBA Liderança e Gestão Organizacional. Tem 37 anos de experiência e sólido conhecimento em sistemas de transporte sobre trilhos, com ênfase na liderança de equipes de alta performance.
Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000