A simulação computacional de modo geral, é utilizada no emprego de soluções para problemas científicos, uma vez que este método implementa a junção de cálculos matemáticos e métodos de análise computacional, que, aplicados ao estudo do fenômeno de multidões, permite uma melhor observação do comportamento das entidades (passageiros no simulador), obtendo resultados equivalentes ao cenário real.
A obtenção de tais resultados é possível, pois, as entidades no simulador foram programadas para reproduzir o comportamento dos passageiros nas situações reais de tráfego durante os trajetos, obstáculos e aglomerações de passageiros nas estações e trens, baseado no fenômeno de multidões que compreende o comportamento das pessoas em locais com um número expressivo de indivíduos trafegando no mesmo sentido ou em sentidos divergentes.
A aplicação da simulação computacional no sistema Metroferroviário vem resultando em um forte diferencial ao conceito de atendimento para esta modalidade, bem como, melhorias na capacidade de planejamento operacional para os operadores, por propiciar uma visão ampliada de todo o processo de tráfego de pedestres ao longo de todo o modal, o que promove uma tomada de decisão mais segura com os resultados obtidos. Desta forma, a empresa otimiza seus recursos, garantindo resultados satisfatórios e preserva a qualidade dos serviços prestados, o que reflete diretamente na satisfação dos passageiros e colaboradores nas estações e trens.
Palestrante
Joelson Messias de Moura
Agente Especializado em EngenhariaAgente especializado em engenharia das Concessionárias das Linhas 4, 5 e 17 do Metrô de São Paulo – Tecnólogo em Mecatrônica Industrial, pela Anhanguera, Aluno de Engenharia da Computação, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atuante no ramo Metroviário desde 2017.
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