Aplicação de Manutenção Baseada em Condição para o Material Rodante

O principal objetivo do trabalho é entender como melhor direcionar os recursos diante dos desafios de manutenção e como enfrentá-los para criar organizações mais saudáveis.
A metodologia utilizada neste trabalho considera a análise de custo do ciclo de vida e os princípios de gerenciamento de ativos como conceitos básicos e essenciais para apoiar o desenvolvimento de melhores práticas para a aquisição e manutenção de veículos ferroviários. 

A literatura mais moderna trata o gerenciamento de ativos como o impulsionador das abordagens mais avançadas no gerenciamento de negócios. Assim, o gerenciamento de ativos será descrito como um aliado importante para aprimorar o uso de ativos, melhorando seu desempenho, prolongando sua vida útil restante e também reduzindo os custos envolvidos em sua operação e manutenção. 

Especificamente, para empresas ferroviárias, serão abordados alguns trabalhos desenvolvidos até o momento e onde deve ser investido para obter melhor aproveitamento dos sistemas de material rodante.

O trabalho faz ainda a associação do gerenciamento de ativos com os tópicos relacionados à manutenção de material rodante. Por esse motivo, a Manutenção Baseada em Condições (CBM), será descrita e analisada em termos de conceitos, benefícios, investimentos necessários e trabalhos atuais realizados em todo o mundo. Finalmente, será explorada a infraestrutura necessária para implementar a manutenção preditiva nas empresas ferroviárias.

Concluindo o trabalho, os conceitos discutidos anteriormente são explorados e são propostas algumas estratégias para buscar a otimização em manutenção. Para uma aplicação prática, o foco desta parte é aproximar a empresa que opera o metrô de São Paulo ao estado da arte, considerando o gerenciamento de ativos e a manutenção baseada em condições. Será discutido como coletar dados, como analisá-los e como atualizar os sistemas de material circulante para as frotas mais antigas, as mais recentes e também as futuras.

Palestrante

Rodrigo Ismail Miguel

Técnico em Manutenção

ENGENHEIRO MECÂNICO PELA UNICAMP. 
MESTRADO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES PELA CENTRAL SOUTH UNIVERSITY, NA CHINA. 
ENGENHEIRO DO METRÔ DE SÃO PAULO DESDE 2012 NAS ÁREAS DE PROJETO E ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO PARA MATERIAL RODANTE. 

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