Neste processo foram realizadas análises físicas, químicas, medições de tensão mecânica através de instrumentação em campo, cálculos estruturais e diversas análises estatísticas para se obter os para o entendimento do fenômeno.
Após estes estudos, foi identificado que a principal causa das falhas foi a corrosão do aço e que ela está intimamente ligada as condições do lastro e da infraestrutura da ferrovia. Também foi possível, a partir destes estudos deduzir o mecanismo de ação do processo corrosivo e ações para a melhoria deste importante componente para a superestrutura ferroviária.
Palestrante
Renato Lataliza Vasconcelos
Engenheiro MasterAtua no mercado ferroviário desde 1995, com experiências em diversas posições em projetos, implantação, manutenção e gestão da via permanente ferroviária. Formado em engenharia pela UFOP é, também, especialista em engenharia ferroviária e rodoviária. Membro atuante do Comitê 06 - Metroferroviario - da ABNT, já participou da elaboração de diversas normas técnicas para a manutenção ferroviária. Atualmente trabalha como engenheiro Master da Vale SA, na Gerência de Engenharia da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Possui trabalhos publicados em diversos congressos e seminários, nacionais e internacionais, com destaque ao IHHA-2019 e Seminário de dormentes da Universidade de Ilinois. Atua como professor convidado para as disciplinas de superestrutura da via permanente, geometria de linha em cursos de especialização de engenharia ferroviária.
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