O Metrô possui em sua organização segmentos tradicionalmente estruturados e empreendimentos complexos, com inúmeras interfaces, que demandam soluções inovadoras, frente a desafios inéditos. Tornando, desta forma, a comunicação fundamental para viabilizar o andamento dos processos contratuais.
Neste cenário, as atribuições da coordenação de gestão de contratos da GEM, assim como nas demais gerências, perpassam por toda sua estrutura, concentrando, assim, demandas internas e externas.
Para o desenvolvimento das atividades desta coordenação, podemos relacionar diversas ações de comunicação para melhorar o desempenho de seus processos. A comunicação com as áreas de custos (GCE) e compras (GCP) foram aprimoradas em momentos importantes, evitando apenas o processo tradicional formal. As áreas técnicas de engenharia (GPR e GPM) passaram a utilizar o histórico de lições aprendidas de forma a minimizar processos de aditamentos contratuais.
Dentre tantas interfaces, cabe destacar a melhoria da comunicação entre a GEM e Gerência Jurídica - GJU como fator preponderante no apoio à tomada de decisões pelo gestor e total suporte à gestão dos contratos e fatos supervenientes presentes em um empreendimento desta magnitude.
Desde 2013, o Coordenador de Contratos, vinculado ao Departamento de Consultoria Jurídica, realiza semanal ou quinzenalmente plantão jurídico nas dependências da GEM para tratar os temas que demandam análise conjunta. A decisão do gestor tem amparo jurídico, permitindo definir estrategicamente as ações tomadas ao longo do tempo.
Com a aproximação na relação entre a GEM e a GJU verificamos resultados concretos como:
Celeridade na emissão de pareceres jurídicos, com antecipação de questões, e redução de ruídos de comunicação e entendimento;
Gestão de contratos harmônica, com decisões do gestor do contrato tomadas levando-se em consideração possíveis riscos jurídicos envolvidos;
Processos Administrativos ágeis, com intervalo de tempo menor, entre a instauração, análise das fases e encerramento, com decisão final.
A melhoria da comunicação entre os agentes internos e externos à unidade organizacional traz ganhos na resolução de conflitos, na eficiência administrativa, evitando retrabalhos, melhora a sinergia da equipe, e culmina numa gestão dos contratos administrativos mais fluida e consistente.
Palestrante
Mariana Yassuda de Quadros Tavares
Analista de DesenvolvimentoAnalista de Desenvolvimento e Gestão do Metrô de São Paulo - Gerência de Comunicação e Marketing;
Economista formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP;
Mestre em Políticas Públicas e Governos Comparados pelo Institut d’Ètudes Politiques, Lyon, França.
Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000