A 26° Semana de Tecnologia Metroferroviária abre espaço para fornecedores de soluções

A 26° Semana de Tecnologia Metroferroviária abre espaço para fornecedores de soluções
Publicado em 1 de setembro

A 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) acontecerá de 01 a 04 de setembro de 2020 e vai marcar a comemoração do aniversário de 30 anos da entidade organizadora, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O evento contará com a participação de diversas empresas fornecedoras de soluções para a cadeia dos trilhos, além de reunir entidades, operadoras dos transportes de passageiros e de cargas, representantes do governo e profissionais do setor.

As empresas Alstom, Backroom, Bombardier, Brastan, BYD, Genetec, Liebherr, Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados, Rumo, Siemens e Voestaline Vae Brasil estão entre as empresas patrocinadoras do evento e que apresentarão serviços e soluções para o segmento. Para valorizar a participação destas empresas no evento, bem como a experiência online dos congressistas, a organização do evento disponibilizou a transmissão de vídeos, estandes virtuais e a realização de workshops na programação.

Confira os workshops das empresas:

02/09 – QUARTA-FEIRA

Alstom
9h – “Gestão da Manutenção Ferroviária – Manutenção Preditiva” estará na abordagem do workshop ministrado pelo executivo Gustavo Silva para apresentar a HealthHub. Trata-se de uma ferramenta de manutenção preditiva capaz de monitorar a durabilidade trens, infraestrutura e os ativos de sinalização, utilizando análises avançadas de dados para prever vida útil remanescente desses itens.

A HealthHub é composta por soluções de alta tecnologia de captura de dados, tais como TrainScanner, um portal de diagnóstico automatizado capaz de medir a condição de três principais itens de consumo de um trem enquanto se move pelo portal: rodas, pastilhas de freio e bandas de carbono para pantógrafos. Permite economia de até 15% nos custos de materiais, substituindo os mesmos apenas quando necessário e, para infraestruturas, utiliza o TrackTracer, que permite o monitoramento semelhante da via e das catenárias.

Liebherr
9h30 – “Soluções eficientes para veículos sobre trilhos” será o tema do workshop conduzido pelo manager Liaison Office Brazil, Matthias Flach. A Liebherr produz sistemas bogie de acoplamento para locomotivas de manobra e soluções de eficiência energética e ambiental do sistema de ar-condicionado com ciclo de ar natural. As soluções também serão expostas no estande virtual da empresa, no espaço Metroferr.

A Liebherr-Aerospace & Transportation SAS, em Toulouse (França), é uma das onze áreas de negócio do Grupo Liebherr e coordena todas as atividades nos campos de equipamentos de transporte e aviação. Emprega cerca de 5.400 colaboradores em todo o mundo.

A área de Sistemas de Transportes da Liebherr fornece sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), sistemas de atuação hidráulicos, amortecedores e equipamentos de nivelamento de carga para veículos ferroviários de todos os tipos. A Liebherr tem muitos anos de experiência no desenvolvimento, fabricação e serviço de campo dessas tecnologias, oferecendo suporte durante todo o ciclo de vida do produto. Além de seus próprios centros de vendas e serviços, a área tem acesso às extensas e exclusivas tecnologias do Grupo Liebherr, bem como às instalações de Unidade de ar-condicionado Liebherr, com ar natural desenvolvimento e serviços em todo o mundo. Esta configuração global significa que a Liebherr Sistemas de Transportes está onde quer que os clientes estejam.

 

BYD do Brasil
10h – “A importância das parcerias público-privadas (PPPs) no setor metroferroviário e a participação da BYD neste segmento” será tema tratado pelo diretor de Negócios da América Latina, Gustavo Guerrante. A empresa também estará presente na área de estandes virtuais, no espaço Metroferr.

A BYD SkyRail São Paulo e o Metrô de São Paulo assinaram o contrato para o fornecimento dos trens do Projeto Linha 17 (Ouro), no primeiro semestre de 2020. Esse contrato marcou o segundo grande projeto da BYD de Skyrail no Brasil, o primeiro está em curso na Região Metropolitana de Salvador.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, abrirá sua terceira fábrica de baterias de lítio em Manaus. Ainda em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.

Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
10h30 – “Dados e os novos tempos: desafios da Lei Geral de Proteção de Dados” vai pautar o workshop que será conduzido pela advogada especializada em Direito Público, atuando principalmente em Direito Administrativo, Regulatório, infraestrutura e terceiro setor, Marcela de Oliveira Santos.

Fundado em 2017, a Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados é formado por profissionais com experiência, trabalho conjunto e reconhecimento nacional e internacional. É um escritório multidisciplinar que conta com equipe jurídica de 45 advogados reconhecidos em suas áreas de atuação e atua em perfeita integração, para garantir os melhores resultados aos clientes.

Grupo Brastan
14h – “Inovação Brasileira: Inspeção e monitoramento da via e material rodante com tecnologia remota” vai compor a abordagem do Grupo Brastan, no workshop que será conduzido pelo diretor geral, Bruno Saraiva, que é o idealizador e desenvolvedor do sistema integrado de inspeção ferroviária Nomadtan.

O Grupo BRASTAN desenvolveu o próprio equipamento de inspeção por geometria (carro controle), batizado de NomadTan, com o intuito de adaptar a solução para as necessidades específicas do mercado nacional. O equipamento é preparado para trafegar em via e equipado com as tecnologias e ferramentas para análise de via permanente. Navegação inercial, automação e eletrônica digital, servidores cloud e serviços via internet são algumas das tecnologias empregadas na solução desenvolvida pelo Grupo.

Genetec

14h30 – “Cybersecurity: construindo uma rede de confiança” colocará em análise a importância de se construir um ecossistema de confiança que, além de dispositivos e softwares confiáveis, deve ser baseado em uma relação transparente e de verdadeira colaboração e compartilhamento, entre fabricantes e usuários diretos e indiretos. O workshop será conduzido pelo engenheiro de aplicação, Ueric Melo. A Genetec Inc.também apresentará o portifólio de soluções em um estande virtual, no Metroferr.

A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas de veículos (ANPR), comunicação e análise de dados. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 80 países.

 

03/09 – QUINTA-FEIRA

Rumo Logística

10h – “Novas Tecnologias Aplicadas a Projetos de Infraestrutura Ferroviária” vai compor a temática da palestra que será conduzida pelos analistas de projetos no setor de engenharia de expansão, André Ademir Vailati, e de operações sênior, Rafael Lopes Witiuk. Eles vão detalhar as tecnologias empregadas em projetos de expansão ferroviária, notadamente no âmbito da aquisição de dados em campo, dos estudos de traçado, da abordagem BIM, das metodologias executivas de obras de interesse ferroviário e da modelagem numérica aplicada a estruturas ferroviárias.

Dentre as tecnologias a serem apresentadas, destacam-se: o uso do LiDar associado à tecnologia NIR para levantamento topográfico; a adoção de ensaios triaxiais de carga repetida para obtenção das propriedades mecânicas dos solos; o uso da ferramenta QUANTM®? para estudos de traçado e o emprego das ferramentas BIM para projetos ferroviários. A empresa também apresentará estudos de caso e estará no Metroferr, espaço onde terá um estande virtual no evento.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias e possui mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

voestalpine VAE Brasil
10h30 – “Máquinas de Chave para Jacaré de Ponta Móvel (JPM)” estará na temática do workshop conduzido pelo gestor comercial e de projetos, Diego Farias. A tecnologia, que é demandada por operadoras dos transportes de passageiros e de carga, atende demandas de segurança, desempenho da via, entre outras.

O Grupo voestalpine VAE é líder global em soluções para aparelho de mudança de via. Sistemas inovadores de acionamento, detecção e travamento, equipamentos de monitoramento para material rodante, bem como ativos fixos e uma variedade de serviços relacionados complementam o portfólio de produtos. Inúmeros projetos de referência conhecidos para aplicações de alta velocidade, de transporte pesado e de tráfego urbano em todo o mundo demonstram a competência global da empresa.

Siemens
11h – “Digital Station - Capacity Solution: desafios da operação metroferroviária” vai tratar da temática da inovação na gestão da Siemens e será apresentado pelo coordenador de engenharia, Gabriel Barros.Trata-se de uma solução digital que oferece suporte aos operadores no enfrentamento dos desafios associados à COVID-19, ou seja, os operadores de transporte podem analisar a quantidade e o movimento de passageiros nas estações e nos trens, buscando o distanciamento seguro e adequado das pessoas.

Nesse contexto, as soluções da SIEMENS MOBILITY capacitam os clientes a fortalecer a confiança dos passageiros nos serviços e a tornar a viagem o mais segura e conveniente possível.

Backroom e a Bombardier terão estandes virtuais na 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Backroom - As soluções em automação/big data/IOT/monitoramento remoto para o setor metroferroviário e os serviços de supply chain serão os destaques no espaço virtual da BACKROOM, no Metroferr, que reúne os estandes dos apoiadores da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Especificamente mercado metroferroviário, a empresa disponibiliza os sistemas Unidade de Controle de Motor de Tração (TECU), que funcionam como plataformas inteligente interativas para controle do motor e de diversas funções vitais de Locomotivas, Metros e Trens Urbanos, como sistemas de ar-condicionado, proteção de sobre-corrente e de sobre-tensão, compressor de ar, monitoração de vibração, geoposicionamento, acompanhamento com alerta de sensores pela sal de comando, dados históricos de sensores para suporte a manutenção,  entre outras. Já no segmento de supply chain, a Backroom presta serviços nas áreas de suprimentos, desenvolvimento e homologação de fornecedores; compras, plataforma web SYSFOR de gestão de contratos e homologações, atendendo as mais diversas indústrias".

Bombardier - Com quase 60.000 funcionários em dois segmentos de negócios, a Bombardier é líder global na indústria de transporte, criando aviões e trens inovadores e revolucionários. Nossos produtos e serviços oferecem experiências de transporte de classe mundial que estabelecem novos padrões em conforto para os passageiros, eficiência energética, confiabilidade e segurança.

 

Para ter acesso ao evento, basta se cadastrar gratuitamente em https://www.semanadetecnologia.com.br/.

Para ter acesso ao evento, basta se cadastrar gratuitamente em https://www.semanadetecnologia.com.br/.

Sobre a AEAMESP
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) e nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs).

A AEAMESP realiza anualmente, na cidade de São Paulo, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, desenvolve ações de natureza técnica, tecnológica e com entes federativos no âmbito municipal, estadual e federal, visando o fortalecimento do setor e promove atividades esportivas, recreativas e sociais.

Informações para a imprensa

ADRIANA ROMA
adriana@haproposito.com.br
skype: adriana-roma
+55 (19) 9 9816-6272

LETICIA MILARÉ
leticia@haproposito.com.br
skype: leticiamilare
+55 (19) 9 9885-6389

Patrocínio Diamante
Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Individual
Parceiros
Apoio Institucional
Empresas Parceiras
Apoio de Mídia
Realização Logo AEAMESP
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô

Rua do Paraíso, 67 - 2 andar - São Paulo - SP - CEP 04103-000

(11) 3287-4565 - (11) 3284-0041 - www.aeamesp.org.br

eventos@aeamesp.org.br

Sobre os cookies em nosso site

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do evento precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!